Ao navegar na internet encontrei este artigo que achei importante partilhar,e faço as palavras da autora as minhas....
A importância do trabalho em equipa
"Ainda na sequência do tema anteriormente apresentado, relacionado com as dificuldades inerentes à gestão de pessoas, outra das soluções apontada pelos especialistas para contornar esta questão, passa pelo incentivo do trabalho em equipa. De facto, trabalhar em equipa resolve muitos dos problemas com que diariamente nos confrontamos nas organizações. É evidente que antes de avançarmos para o trabalho em equipa, há que proceder a uma correcta e plena integração do próprio colaborador na organização. Sem isto, o trabalho em equipa estará certamente comprometido.
Quando um novo colaborador entra na organização, é necessário explicitar-lhe claramente quais são as suas funções, dar-lhe a conhecer as regras de funcionamento e de trabalho da organização, mostrar-lhe as instalações, apresentar-lhe os novos colegas, inteirá-lo da visão e da missão da organização, etc. Se esta fase for bem sucedida, os laços de suporte ao trabalho de equipa serão reforçados, pelo que será mais fácil proceder à implementação do trabalho em equipa.
A palavra-chave associada ao trabalho em equipa é a partilha. Com efeito, quando trabalhamos em equipa, partilhamos dúvidas, medos, opiniões, responsabilidades, informações, entre outras coisas. É claro que toda a envolvente do trabalho em equipa permite igualmente aumentar aquele sentimento tão importante para o ser humano – o de pertença, o de pertencer a algo, a algum sítio, a algum ideal. Este “vestir da camisola” é fundamental para o bom desempenho quer individual, quer da própria equipa e, em última análise, da própria organização e respectivos utentes. Este sentimento de pertença vai atenuar o stress diário dos colaboradores, permitindo também a criação do seu suporte emocional no local de trabalho. Mais um vez é importante relembrar que estamos a falar de pessoas e não de máquinas programáveis.
No entanto, há ainda um aspecto muito importante a frisar e que, infelizmente por vezes tende a ser esquecido, e que diz respeito ao reconhecimento da importância de todos dentro da organização. Cada pessoa tem o seu papel, a sua função na organização e todos elas são igualmente importantes. Devemos pensar na organização como o corpo humano, constituído por variados orgãos. Se um desses orgãos falhar, todos os outros serão directa ou indirectamente afectados, e no geral o próprio corpo sofrerá as consequências desta falha. Numa organização, acontece exactamente o mesmo. Assim, há que saber valorizar todos os elementos da equipa, pois efectivamente todos eles são importantes e trabalham lado a lado para alcançar um objectivo comum".
Retirado do blog: http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=1056231369970165954
Sem comentários:
Enviar um comentário