Depois de ver o filme “PORTUGAL RETRATO SOCIAL”relembrei algumas situações que os meus avós me elucidaram e também fiquei a ter um conhecimento melhor de como era a vida dos portugueses naquela época. Tinham uma vida muito difícil, viviam mais do trabalho de agricultura, mas aos poucos foram melhorando, assim os portugueses começaram a ter uma melhor qualidade de vida.
Em apenas trinta anos mudamos imenso, nasciam muitas crianças, embora a taxa de mortalidade fosse grande (1 em cada 7 nascimentos é que tinha assistência médica). Não existiam condições sanitárias nem água potável.
Em apenas 18 anos conseguimos passar de um país da Europa com maior taxa de mortalidade para o quinto país da Europa com menor taxa de mortalidade, o serviço médico chegou a toda a população, também foi criado o programa de vacinação.
A grande revolução para a mulher na minha opinião foi a pílula , pois começou a ter poder ,por ex. Em controlar o nascimento dos filhos ,e escolher a carreira que desejava, também começou a ter um maior controlo no numero de filhos.
Não foi só a taxa de mortalidade que diminuiu, as mentalidades mudaram, deixou-se de ter medo de dizer as coisas e cada vez mais á informação e formação. As pessoas também alteraram o modo de vida, antigamente toda a população queria ir para a cidade pois lá é que estavam as oportunidades de emprego, e deixariam de trabalhar de sol a sol.Com essa afluência para a cidade, começaram a existir muitos problemas ,pois não existia capacidade nem emprego para toda a gente ,a pobreza instalou-se. Hoje mais uma vez essa mentalidade está a mudar, as pessoas sentem necessidade da calma do campo, e estão a arranjar oportunidades de trabalho como por exemplo a agricultura biológica, rentabilizar os espaços verdes etc…
Neste momento as pessoas pensam um pouco mais no seu bem-estar e na qualidade de vida do que antigamente.
Na minha opinião, a população actual trabalha por obrigação, e não por gosto pois o stress é muito grande, e as expectativas não são as melhores, existe um grande desânimo, os idosos não se vêem com um futuro muito promissor, pois o mundo actual não está preparado para a velhice.
É muito triste ter de se pagar para nascer , para sobreviver e para morrer, infelizmente a nossa vida gira em torno do dinheiro , e por vezes esquecemo-nos dos valores que desde pequenos nos tentaram incutir.
Sem comentários:
Enviar um comentário