Todas as empresas usufruem das TIC para controlar o fabrico, as acções, a gestão, entre muitas actividades. Os computadores gerem grandes complexos e efectuam cálculos em segundos que demorariam muitos anos para os humanos, sendo estes usados para controlar electricidade, redes telefónicas, satélites e até a bolsa, controlando e movendo assim milhares de euros.
Na minha opinião o uso das tic na área da segurança e higiene no trabalho promove:
Novas oportunidades para constituir redes de pessoas de grupos e potenciais clientes à escala mundial, que não eram possíveis antes do aparecimento das novas tecnologias, melhora a capacidade de gerir a informação, quer de apresentação de novos equipamentos, quer das próprias compras/encomendas, é também importante referir que é logo possível através da internet aceder às implementações das leis, muito importantes nesta profissão.
As TIC são úteis para estimular as cooperações, partilhar conhecimentos e ideias, desenvolver parcerias e enriquecer as actividades. Promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação.
Hoje em dia através da vídeo-conferência também será possíveis os Técnicos de segurança e higiene promoverem formação a empresas à distância.
O aparecimento das redes electrónicas não aumenta o isolamento, nem prejudica a sociedade, a cultura e as relações humanas; pelo contrário, constata-se que a Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. As comunicações via Internet, podem transportar trabalhos com informação pessoal/ profissional a um vasto número de pessoas e a custo reduzido. Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade e ao mesmo tempo uma grande ferramenta de apoio a um Técnico S.H. Trabalho.
Poderá consultar mais informações sobre Qualidade, Ambiente e Segurança em www.qasportugal.com
ResponderEliminar