Acerca de mim

A minha foto
A minha frase: "Um atalho para efectuar uma operação perigosa é o caminho mais rápido para chegar a um desastre." LEIS DE MURPHY

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FUNDAMENTOS GERAIS DE HIGIENE DO TRABALHO

1-   Considere um trabalhador de uma industria petroquímica, que está exposto uma vez por dia durante 15 minutos a Propileno; indique qual o VLE que usaria como referencia bem como a notação e as bases do VLE para esta substância.
    Base de VLE -asfixia; irritação do trs (tracto respiratório superior).
     Notação A4.
     Escolheria a média ponderada, por não existir  valor de curta duração.


       2-  Diga o que significam as seguintes siglas que lhe podem aparecer nesta norma;
A)  TRS  - Tracto respiratório superior.
B)   TRI -  Tracto respiratório inferior.
C)    SNP -  Sistema nervoso periférico.

3-   Comente a seguinte afirmação: (Um carcinogénico A4 é mais perigoso do que um carcinogénico A2.)
Esta afirmação está errada, pois existem vários níveis de carcinogenicidade, que vai de A1 a A5, sendo o A1o mais perigoso e o A5 o menos perigoso, embora se deva estar atento. Portanto o carcinogénico A2 é mais perigoso que o A4.

4-   No anexo D) da norma o pinheiro está considerado uma madeira macia suspeita de induzir sensibilização; Diga o que entende por este efeito.
Na minha opinião o contacto com esta árvore num determinado espaço de tempo existe o risco de a pessoa ficar com algumas irritações como: percutâneas, inalação, olhos e tem tendência a agravar caso a pessoa esteja debilitada.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

VISITA Á CENTRAL TERMOELÉCTRICA

No âmbito do módulo: Sistemas ambientais, foi proposto pela formadora Andreia Dias uma visita à Central Termo Eléctrica de Mortágua dia 22 de Dezembro, esta visita teve como objectivo identificar qual o processo da biomassa.
A biomassa é uma fonte de energia renovável e limpa, que pode melhorar a qualidade do ambiente. Pode contribuir também positivamente para a economia, na medida em que há menos desperdício de matéria, e porque fornece ao mesmo tempo vários postos de trabalho. É uma energia segura e com grande potencial. Também existem algumas desvantagens e obstáculos no seu uso. Para aumentar consideravelmente o uso da biomassa, seriam necessárias criar culturas agrícolas apenas com fins energéticos. Seria necessário também, efectuar um melhoramento da eficácia dos sistemas sanitários, de modo a diminuir o desperdício de matéria, por exemplo, sob a forma de gás. É também necessária a criação de um sistema mais eficiente de transporte de bio-combustíveis. Por enquanto, o uso da biomassa, em termos de preço/competitividade é ainda, no presente, menos rentável do que outras fontes de energia mais poluidoras tais como os combustíveis fósseis.
A Central Termoeléctrica de Mortágua começou a operar em Agosto de 1999, estando projectada para o escoamento de cerca de 80.000 toneladas ano resíduos florestais queimados numa caldeira de 33MWth. Em 2002 esta central consumiu cerca de 70.000 toneladas de Biomassa e em 2003 o consumo foi superior a 80.000 toneladas.
A Central tem uma potência instalada de 10 MVA – 9 MW e foi projectada para entregar à rede de distribuição de energia eléctrica cerca de 60 GWh por Ano, permitindo abastecer uma população na ordem dos 35 mil habitantes. A Central funciona com resíduos florestais, ramos, folhagem, etc. Esta Central não veio só inovar no método da biomassa nesta zona, mas também deu oportunidade a madeireiros e a particulares de além de deixarem as suas matas limpas, e de contribuírem para a diminuição de fogos, ainda ganham algum dinheiro. Divido ao grande consumo de biomassa a Central teve necessidade de expandir a vinda dessa de outros países nomeadamente Espanha.
Como funciona a Central Termoeléctrica?
É feita a recolha de resíduos ambientais, resíduos florestais e industriais como por exemplo carpintarias.
Depois são transportados para os armazéns da Central onde a biomassa é pesada e estilhaçada, depois é apanhada por uma garra para os fossos.




Segue para uma caldeira, de combustão onde ocorre a libertação do vapor de água que vai fazer rodar as pás de uma turbina ao qual está ligado a um gerador que produz energia eléctrica, que é utilizada pela REN (REDE DE ENERGIA NACIONAL) e para consumo da própria empresa. Após a queima da biomassa, há resíduos remanescentes que são cinza e areia que são separados. A areia por norma é utilizada para o cimento e a cinza para fertilizantes.


Também há um circuito fechado de água, esta saí da barragem, é depositada num tanque, que por sua vez a passa para a caldeira, onde entra em estado gasoso, e a seguir de novo no condensador para voltar ao estado líquido e assim sucessivamente.

Com a realização desta visita tive oportunidade de ver mais de perto e de forma mais personalizada todo o funcionamento da Central.
Gostei da forma detalhada como todo o processo foi explicado pelo guia, e de perceber que apesar de ser necessário muito trabalho para a manutenção de todas as máquinas, os problemas ambientais não foram descurados, tem atenção com a água que devolvem à barragem da Aguieira e a temperatura desta, também os preocupa os gases que possam ser emitidos e a energia que possa ser gasta desnecessariamente.
Foi uma visita benéfica, que me fará com toda a certeza olhar para este tipo de energias de uma forma diferente como todo o trabalho que esta envolve.

Trabalho de Sistemas Ambientais ---Paineís Solares